quarta-feira, 26 de novembro de 2008

... e agora a parte prática da epifania...

após ter parado o meu pobre azulinho na berma (tal como fez o Bom Sr. do Camião Desmontável), as minhas primeiras preocupações foram, por ordem de chegada:

1) será que isto se qualifica como uma epifania?
2) terei furado algum pneu?
3) terá o meu carro outros danos?
4) vou chegar atrasada ao Porto!

"que sorte", pensei "vou pedir a este bom Sr. para me ajudar a ver se o meu carro ainda está em condições." (nessa altura eu ainda pensava que a gigantesca placa negra se tinha soltado de um qualquer sítio - sei lá - nas nuvens, e que tanto eu como o camionista tínhamos sido apanhados de surpresa naquela situação).

ora, em boa verdade o fulano não se preocupou grandemente com o estado do meu automóvel. preocupou-se, sim, em recuperar os destroços da placa divina e em seguir viagem. olhou para os pneus de passagem (a meu pedido) e respondeu ao meu "obrigada" com um "obrigado eu!"

"obrigado eu"?... ah pois... é que a placa soltou-se do camião. e podia ter causado um acidente grave. e sempre gerou alguns danos no pára-choques (e sabe-se lá mais onde). não deveríamos então estar a trocar números de telemóvel para fins não românticos, eu e o Bom Sr. do Camião?

o gajo quase a arrancar. "vou lá ou não? ah, que se lixe, já estou atrasada!".

pois é. a eterna ingénua. eu costumo dizer que a ingenuidade pura nos resguarda de alguns males (e continuo a crer que sim), mas sem dúvida que nos expõe muitas vezes à esperteza saloia dos outros.

bom seria que todos tivéssemos um pouco mais de civismo, integridade e humanismo. assim não precisaríamos de vestir a armadura antes de sair de casa, não vá o primeiro fulano que apareça querer aproveitar-se de nós.

paciência, lá terei que rogar-lhe a praga do costume.

1 comentário:

Anónimo disse...

a ingenuidade está associada a qualidades raras que fazem com que um ser humano realmente mereça o ar que respira. infelizmente, a ingenuidade, ao virar da esquina, apanha-nos desprevenidos e acaba muitas das vezes por nos magoar.