sexta-feira, 10 de julho de 2009

lição 3: a urgência provém do ego

[background aqui, ali e acoli]

entenda-se por ego a parcela de nós mesmos que constitui a nossa identidade independente. e entenda-se, num nível oposto, por coração, o nosso núcleo interior de paz e de serenidade.

o ego é como uma criança manipuladora que se diverte a tentar distrair-nos do que é verdadeiramente importante. o ego gosta de ser autónomo e procura sempre diferenciar-se em relação ao que o rodeia. quer ser ele mesmo, diferente, especial. quer ter razão. e quer agir, especialmente porque o "fazer qualquer coisa" é uma forma dissimulada de evitar pensar em determinados assuntos a longo prazo. a acção pode ser uma forma de indecisão.

o coração, pelo contrário, procura a harmonia e a união com as outras pessoas. procura identificar-se com os outros (e não destacar-se deles), e guia-nos de encontro ao que nos faz sentir bem.

quando nos sentimos pressionados a escolher determinado rumo, quando agarramos oportunidades (ou pessoas) por medo que aquelas nos fujam, quando colocamos o "provar que tenho razão" no topo da lista nos nossos relacionamentos... é o ego que está a comandar. a criancinha egoísta que há em nós está ao leme, chapéu de papel na cabeça e espada de madeira em punho, empurrando-nos para o meio da multidão.

para vivermos em harmonia temos que aguçar o ouvido. parar e escutar, mais baixa que o chinfrim desordenado do ego, a voz serena e forte do coração.

e não ter medo de ouvir (e seguir) as respostas que este nos dá...

3 comentários:

Paulo Lontro disse...

:)
que bom era ter a certeza que se comanda o coração!
que se deixa o Ego lá no seu canto...
;)

morningstar disse...

esse é o desafio!! :-)

difícil, eu sei... mas se nos fizer pensar duas vezes antes da próxima decisão precipitada, já se ganhou qualquer coisa!!

bjinhos
ms

cantinhodacasa disse...

«para vivermos em harmonia temos que aguçar o ouvido. parar e escutar, mais baixa que o chinfrim desordenado do ego, a voz serena e forte do coração»

Pois, dizem que é esta, a voz do cotação que devemos seguir...