sexta-feira, 1 de agosto de 2008

lição 2: a felicidade é uma escolha

esta é uma das minhas favoritas.

porque não somos, hoje, felizes e realizados? provavelmente estamos à espera que a vida nos traga o emprego, o homem, os amigos e os filhos dos nossos sonhos. queremos uma família perfeita e dinheiro para comprar casas, carros e viagens fantásticas! exigimos não menos do que saúde, beleza e juventude para nos sentirmos bem com nós próprios.

o problema desta atitude é que agimos como se a vida estivesse em dívida para connosco, e construímos as nossas expectativas com base nessa crença (mais ou menos) subconsciente.

a vida não nos deve nada. cabe-nos a nós decidir se seremos felizes com o que temos ou não.

vejo repetidamente casos de pessoas envoltas em problemas emocionais, financeiros, de saúde, e que os encaram com uma energia e optimismo para mim quase sobre-humanos. e vejo, no vértice oposto, pessoas que, apesar de não terem males maiores, não conseguem evitar sentirem-se insatisfeitas e incompletas.

é claro que as pessoas do primeiro grupo têm também mais força para ir à luta, e logo maior probabilidade de obterem bons resultados.

a vida irá sempre fustigar-nos com todas as leis de murphy possíveis e imaginárias.

cabe-nos decidir se vamos sentar-nos de braços cruzados a lamentar o sucedido, ou alegrar-nos com o lado positivo do menos bom e continuar a caminhada, sorrindo.

1 comentário:

Isabel disse...

Concordo plenamente!!

Só não sei bem em quual desses grupos me insiro, acho que depende dos dias (costumo dizer que SOU feliz mas que por vezes me ESQUEÇO)

Outro dia dei por mim demasiadas vezes nesta situação:
- à semana fico a olhar pro tecto, deitada no sofá, porque me sinto sozinha, depois deito-me tarde
- ao fim de semana estou demasiado cansada para aceitar os convites para sair com os amigos...
É de dar umas boas estaladas a mim própria, não achas?

Bem, estou a tentar redimir-me e acho que vou no bom caminho, embora largar o vício de deitar tarde não seja fácil...

Beijinhos da madrinha :)