quinta-feira, 31 de julho de 2008

palavras que curam

março de 2007, aeroporto francisco sá carneiro, de partida para Dresden. de um lugar de destaque na pequena livraria, um manual de auto-ajuda sorri para mim. chama-se "Viva neste mundo e seja feliz". apropriadíssimo para quem, como eu, não é deste planeta. na capa, uma menina com a cabeça nas nuvens e os pés mal tocando o chão.

foi há cerca de ano e meio; e há cerca de ano e meio encontrava-me eu num lugar (psicologicamente falando) bastante negro e triste, rodando em círculos sem vislumbrar qualquer hipótese de saída.

a mensagem do livro assentou-me como uma luva. já li (e folheei) muitos manuais do tipo "encontre a felicidade suprema", "mude a sua vida", "descubra o amor", ou "simplifique o seu dia-a-dia". nenhum me tocou como este. nenhum me fez sorrir pela primeira vez após um mês de desespero.

mais do que sorrir, o livro trouxe-me paz.

e por isso mesmo - e porque volta e meia gosto de relê-lo - decidi sintetizar aqui algumas das lições mais importantes que ele encerra.

coisas pequenas... outras nem tanto.

todas valem a pena.

Sem comentários: