terça-feira, 6 de julho de 2010

um destes dias vou ter que começar a passar a roupa a ferro


e pensava eu, ingénua, que engomar era a parte complicada. especialmente no que toca a engomar camisas; e muito especialmente no que toca a engomar camisas com folhinhos e dobrinhas e rocócós ao melhor estilo arquitectónico respectivo, mas em formato... camisa.

não, não. engomar é fácil; difícil mesmo é acertar com as lavagens.

há tempos, por curiosidade (leia-se: em desespero de causa), fui consultar um site dedicado ao assunto. qualquer coisa do tipo "como lavar a roupa sem a estragar, manchar ou ambas - instruções fáceis para homens divorciados." algo assim.

achei apropriado ao meu caso.

o que li no site deixou-me, vá, como dizer?... horrorizada. rapidamente percebi que o meu modo simplista de lidar com o assunto (separar a roupa escura da roupa clara e atirar a dita para dentro da máquina) teria que ser substituído por um método claramente estruturado de divisão da roupa em:

- branca
- clara
- escura
- preta
- delicada (lavar à mão)
- muito suja ou com nódoas (pré-lavar à mão)
- com a qual tenhamos uma forte ligação afectiva (just in case... lavar à mão).

muito importante: roupa clara não vai com roupa branca. roupa escura não vai com roupa preta. são coisas diferentes (sim, eu cometi este erro antes de ir ler o site. azarito).

como se não bastasse esta especialização em seis (SEIS) categorias, recomenda-se ainda lavar em separado peças de tecidos diferentes.

e como eu sou mesmo assim - ou copo vazio ou copo a transbordar -, lá fiz a experiência e passei de dois montinhos de roupa para uns respeitosos seis (SEIS) monti-nhi-nhos muito pe-que-ni-nos da mesma. questionando-me logo de seguida, é claro, se valeria a pena ligar a máquina para lavar três míseras pecitas de cada vez.

pela minha mente passavam estratégias várias. vestir sempre branco? vestir sempre preto? comprar roupa tão barata e fraca que possa deitá-la fora ao fim de um par de lavagens?

ainda não me decidi.

mas por enquanto optei por um método intermédio de separação da roupa... e lá vou fazendo o melhor que posso com a minha nova baucknecht e o seu fantástico manual de instruções em alemão de 182 páginas.

e volta e meia lá saio de casa com o slip cinzento-que-já-foi-branco e a calça de ganga azul-e-preta-mas-que-já-foi-só-azul.

é a vida.

1 comentário:

Boarding Pass disse...

tenho o mesmo problema.