quarta-feira, 29 de outubro de 2008

a surpresa

a minha mãe apareceu ontem em casa com o "Ensaio sobre a Cegueira" debaixo do braço. a polémica sobre o filme suscitou-lhe, pelos vistos, a curiosidade de ler o livro.

note-se que a minha mãe já foi uma jovem dada a leituras, mas seguindo o percurso de vida "normal" das outras moças da sua idade e condição (emprego, casamento, filhos), deixou os livros de lado durante uns bons vinte anos. haverá ali alguma preguiça, também. "quase todos me dão sono", diz; e a preferência continua a ir para a novela da noite.

de há meia dúzia de anos para cá fui-lhe oferecendo uma ou outra leitura de cabeceira: romances fáceis de ler, para a ver voltar a ganhar-lhes gosto.

ontem, já embrenhada nos longos parágrafos de Saramago, comentou "é engraçado, ele não põe pontuação nos diálogos mas percebe-se bem, parece que ficamos com a pergunta e com a resposta ao mesmo tempo. ele escreve muito bem!"

e eu disse-lhe: "depois empresta-mo."

e fui dormir, com um sorrisinho de filha orgulhosa.

Sem comentários: