segunda-feira, 27 de outubro de 2008

by the bedside...

há muitos (mesmo muitos) anos que abandonei o hábito de rezar antes de dormir.

a falta de Fé começou por incompatibilidades com a aprendizagem científica (ninguém me explicou, na altura, que não é suposto serem compatíveis. nem sei se teria servido de alguma coisa. adiante.) e, uma vez perdida, não mais voltou a assombrar-me o horizonte. apenas se consolidou como vazio realista e fardo face ao destino.

não acho que tenha feito grande negócio neste aspecto, porque se por um lado perdi a utilidade da Fé enquanto instrumento de esperança e de conforto, noto que mantive - infelizmente - bem vincada a cultura de culpa e de auto-punição típica do Catolicismo. não terá sido a opção mais inteligente - mas também não sinto que tenha sido uma opção.

embora não podendo recorrer à Fé no sentido religioso, não abdico do meu direito de ter um momento reconfortante antes de dormir! por exemplo, cantando e tocando uma música recentemente (re)descoberta na viola, e fazendo vista grossa às duas penúltimas frases:

I sing myself to sleep
A song from the darkest hour
Secrets I can't keep
Inside of the day
I swing from high to deep
Extremes of sweet and sour
Hope that God exists
I hope, I pray
(...)
I believe this wave will bear my weight
So let it flow...

não é bem a mesma coisa, mas que interessa? o importante é ter alternativas, e esta pode até revelar-se bem melhor. é que (e nisto acredito sem hesitações) a música salva-nos sempre.

3 comentários:

criptog disse...

Lendo "a vida neste planeta", 2 abaixo deste fica "a felicidade é uma escolha". Aqui também parece ser escolha!? :)

morningstar disse...

neste caso não foi uma escolha, mas antes o emergir de uma convicção. ou se tem Fé ou não se tem; e eu, como racional que sou, perdi a minha e jamais a recuperei.

mas como lidar com esse desamparo no dia-a-dia, isso sim, é uma escolha. :-)

bem-vindo ao blog!
ms

morningstar disse...

p.s. - Fé religiosa, quis eu dizer. tenho fé noutras coisas. ;)