segunda-feira, 13 de abril de 2009

encanto renovado

a propósito de Páscoa, e como a celebração cristã já há muito que perdeu, para mim, o significado, fui recuperar a tradição pagã associada a esta data:

"a chamada Páscoa pagã equivale à festa da chegada da Primavera, celebrada pelos antigos povos pagãos da Europa, que nessa época do ano homenageavam Ostera. Ostera (ou Ostara), a deusa da primavera, é simbolizada por uma mulher que segura um ovo na sua mão enquanto observa um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor dos seus pés nus. a deusa e o ovo que esta carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. com o tempo, os cristãos apropriaram-se da imagem do ovo para festejar a Páscoa; e no Concílio de Nicéia, realizado em 325 da nossa era, estabeleceu-se o culto a esta data.

a celebração de Ostara comemora a fertilidade, um tradicional e antigo festival pagão que celebra o evento sazonal equivalente ao equinócio da primavera.

Ostara representa o renascimento da terra, o equilíbrio quando a fertilidade chega depois do inverno. é o período em que a luz do dia e da noite têm a mesma duração; o espelho da beleza da natureza, a renovação do espírito e da mente.

os símbolos tradicionais da Páscoa vêm de Ostara. visto que o coelho é uma criatura que procria rapidamente, ele simbolizava o acto sexual; os ovos, simbolizando "nascimento" e "renovação", eram pintados com símbolos mágicos ou de ouro, e depois enterrados ou lançados ao fogo como oferta aos deuses. é o Ovo Cósmico da vida, a fertilidade da Mãe Terra."

Gostei. :-)

1 comentário:

Muse disse...

Tem umas cores novas aqui o cantinho... sim senhora... muito bonito! :)