quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

the good and the shelfish

numa época em que muito se ouve falar de “amizade colorida”, gostaria de apresentar-vos um conceito um pouco diferente (e não menos comum): o de “amizade de prateleira”.

qual a diferença entre os dois? muito simples: a amizade colorida, como é sabido, é a possibilidade de ter sexo e amizade (ou apenas sexo) com uma pessoa, sem abdicar da hipótese de saltar fora assim que apareça alguém mais apetecível. em resumo, é uma forma de passar o tempo até surgir algo melhor.

já a "amizade de prateleira” é um pouco mais subtil… não envolve necessariamente sexo (o mais comum é passar-se muito pouco ou mesmo nada em termos físicos) e consiste em manter a outra pessoa a uma distância segura, de forma a não termos um compromisso com ela, mas dando-lhe volta e meia um rebuçadito que a mantenha mais ou menos “à disposição”.

nunca ouviram falar? mentira… já ouviram, já. para nós, meninas, os “amigos de prateleira” são aqueles gajos que:
  • convidam para cinema, café, conversa íntima, etc etc, desaparecem do mapa sem mais nem menos e depois voltam a convidar para cinema, café, conversa íntima, como se nada fosse;

  • nunca têm tempo, nunca estão disponíveis, mas 1 vez por mês mandam um sms a dizer “beijinhos grandes, tenho imensas saudades tuas!”;

  • gostam de flirtar pelo chat e de fazer insinuações que nos levam a pensar “hmm… talvez algo mais…”, mas não concretizam nada...

............... ring a bell?

o objectivo é, com o mínimo esforço, manter a outra pessoa como uma hipótese - caso tudo o resto corra mesmo, mesmo mal. uma espécie de seguro contra todos os riscos.

claro que, ao longo da vida, todos nós vamos tendo atitudes de maior/menor flirt e de melhor/pior consequência… mas pelo menos que todos falemos a mesma linguagem, para que se evitem mal-entendidos!

assim sendo, deixo aqui o meu humilde contributo para um potencial futuro dicionário de shelfish-português:


que se faça luz sobre os frágeis diálogos do quotidiano.

1 comentário:

Anónimo disse...

este post está SUPER! :)