sexta-feira, 16 de maio de 2008

rvcc - quem ganha é você

segundo o que já li e ouvi sobre o assunto, o dispositivo RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais) pretende formalizar as competências adquiridas pelos trabalhadores ao longo da sua carreira, colocando-os num patamar de mão de obra dita qualificada, patamar esse que dificilmente atingiriam sem uma formação específica.

estamos a falar nomeadamente de pessoas com a 4ª classe ou o 9º ano, que por opção ou por impossibilidade real não concluíram o ensino secundário, mas que ao longo da sua vida profissional adquiriram conhecimentos e valências que terão compensado esse défice inicial de formação.

até aqui tudo bem. considero a iniciativa louvável e muito apropriada.

tomei, entretanto, conhecimento dos moldes nos quais este dispositivo será posto em prática. e então será assim: para uma pessoa obter um certificado de equivalência ao 9º ano (tendo a 4ª classe) ou ao 12º ano (tendo o 9º), assistirá a aulas enquadradas neste misto de reconhecimento de competências já adquiridas e de formação nas restantes, durante 1,5 meses com uma carga horária de 6 horas semanais. ora, isto no total dá 36 horas, o que me parece pouco.

receio que esta iniciativa, excelente em teoria , venha a ser na prática um exercício de cosmética, findo o qual o Governo possa apresentar %s de populaçáo escolarizada mais conformes ao universo da UE. espero sinceramente que não seja esse o caso, pois seria deitar por terra um esforço bastante meritório.

em relação ao desenrolar e conteúdos da formação propriamente dita... a ver vamos. tenho uma espia no mundo do RVCC que me prometeu notícias para breve.

Sem comentários: